A estrutura metálica que começou a ser armada, no fim de semana, no topo do prédio que pertence ao clube do Flamengo – e que muitos cariocas chegaram a imaginar que seria um enorme painel publicitário – já começou a formar a foto de um atleta. Ela é uma das três Gigantigrafias, painéis de 47m por 35m, que o artista francês JR vai montar no Rio, a convite do Comitê Olímpico Internacional. Um outro painel, com a figura de um nadadora, vai ser colocado no mar, na enseada de Botafogo, e um terceiro no Píer da Barra, retratando um atleta de salto.
Outro projeto do francês para as Olimpíadas, o “Inside Out”, vai ficar na orla Luiz Paulo Conde. O público vai ser convidado a fazer sua foto dentro de um caminhão que ficará estacionado na Zona Portuária. Da mesma maneira que aconteceu na Times Square, em Nova York, as fotos serão ampliadas e coladas no chão e nas paredes dos prédios próximos.
JR já fez, em 2013, um outro trabalho no Rio de destaque: foi ele quem clicou moradoras do Morro da Providência que perderam filhos e parentes por causa da violência policial e depois estampou as fachadas das casas com esses rostos.