Os curadores Fernando Cocchiarale e Fernanda Lopes reuniram mais de 100 peças de artistas brasileiros e estrangeiros para a exposição “Em polvorosa – um panorama das coleções do MAM Rio”, aberta nesse sábado (30/07), ocupando todo o segundo andar do museu. Entre os estrangeiros, telas de Pollock, Keith Haring, Brancusi, Lucio Fontana; dos brasileiros, Antonio Dias, Lygia Clark, Hélio Oitica, Waltercio Caldas, Nelson Leirner. Segundo Cocchiarale, houve também a preocupação de destacar “ artistas muito conhecidos, mas pouco mostrados”, como Anita Malfati, com desenhos a carvão.
Em vez de textos explicativos, para dar o contexto histórico dos trabalhos nacionais, foram colocadas ao lado das telas fotos históricas e jornalísticas, de fotógrafos como Marc Ferrez, Walter Firmo, Milton Guran e Orlando Brito.
Na entrada, há uma homenagem a Tunga, que morreu há pouco tempo, com seu trabalho que dá título à exposição, da série “Desenhos em polvorosa” (1996), em pastel seco sobre papel. Outra obra de Tunga, “Escalpe” (1983/2000) está no Salão Monumental. A mostra fica em cartaz até 6 de novembro. Veja fotos na Galeria.