Nascido em Versailles, na França, o novo chef executivo do Copacabana Palace, David Mansaud, começou muito bem na profissão, no restaurante do Sofitel Le Parc (uma estrela Michelin), em Paris, que à época estava sob a supervisão do chef Alain Ducasse. Em seguida, David trabalhou no restaurante do hotel Scribe (duas estrelas Michelin), também em Paris e também sob a supervisão de outro chef conhecido, Yannick Alléno.
No Rio, ele chegou em 2012 para assumir o cargo de chef executivo e instrutor geral do curso de gastronomia da Universidade Estácio de Sá. De lá para cá, assumiu, por um mês, a cozinha do Le Relais La Borie, em Búzios, antes de voltar para a França e ficar alguns meses no restaurante do hotel Le Meurice (duas estrelas Michelin), mais uma vez subordinado a Ducasse.
No Brasil, ele é um dos poucos a integrar o Les Toques Blanches, clube que reúne chefs franceses ao redor do mundo para a troca de ideias e experiências gastronômicas. Ele entra no lugar de Pierre-Olivier Petit, que saiu do hotel no início do ano.