Mal chegou ao Rio esta tarde, o chef Jamie Oliver fez logo um voo de helicóptero para conhecer a cidade e, depois, seguiu direto para Ipanema, a trabalho. No terraço do Praia Ipanema Hotel, o chamado Espaço 7zero6, gravou um quadro para o seu canal no YouTube que ensina a preparar drinques, o Drinks Tube. A produção brasileira colocou à disposição várias frutas, para não ficar na mesmice do limão: abil, romã, nêspera, pitaia amarela, jambo, jenipapo,sapoti, cacau, carambola e fruta do conde.
Mesmo assim, o chef quis fazer a caipirinha clássica e mais uma variação com pitaia e morango. Veja, na foto, que Jamie teve à sua disposição placas com a transcrição fonética para o inglês das palavras cachaça (ka-sha-sa) e caipirinha (ka-e-pur-een-ya). O inglês logo postou a foto dos drinques no seu Instagram que, em 20 minutos, recebeu mais de 11 mil curtidas.
Oliver chegou ao Brasil no momento em que está sendo criticado mundialmente pelo lançamento de uma linha de comida congelada da Sadia – logo ele que se tornou conhecido por levantar a bandeira da alimentação saudável. Nesta sexta (08/07), a Sociedade Vegetariana Brasileira se pronunciou a respeito: “Não é possível compatibilizar a educação alimentar de qualidade e o bem-estar nutricional com a promoção de uma marca cujo portfólio promove amplamente o consumo de carnes processadas e embutidos – comprovadamente associados a problemas crônicos de saúde e diversos tipos de câncer, conforme reconhecido pela Organização Mundial de Saúde”. O comunicado termina dizendo: “Jamie Oliver, o mundo está desapontado com você. Esperamos que tenha o bom senso de voltar atrás enquanto é tempo”.
Aparentemente inabalável diante de toda essa discussão, Jamie dorme no Rio e grava, neste sábado (09/07) pela manhã, o programa da Globo “É de casa”.