Morreu, na noite desse domingo (05/06), o jornalista Michael Koellreutter, em Ouro Preto (MG), de câncer generalizado. Michael morava há alguns anos na casa da joalheira Lygia Durand, sua ex-mulher e grande amiga, na cidade mineira, que adorava. Quando descobriu, no começo deste ano, a doença já estava muito adiantada e espalhada por vários órgãos. Preferiu que os amigos não soubessem, talvez para protegê-los, talvez para se proteger. Ao longo dos 52 anos (para alguns, 54), morou em São Paulo, Londres, Rio… Era também louco por Mikonos e Ibiza; por anos seguidos, frequentou ambas em vários verões.
De uma família de artistas, era filho do H. J. Koellreutter com a pianista Maria Angélica Bahia, Michael começou a escrever aos 14 anos, em Salvador; aos 17, assinava uma coluna no jornal A Tarde (na capital baiana) e aos 18 já estava morando em São Paulo, escrevendo na revista Interview, da qual, mais tarde virou editor, sempre com furos, humor cáustico e inteligência, o que nunca o impediu de seguir para a próxima com a mesma disposição.
Com a compra da Interview pelos sócios da Editora Abril ( Art Editores), Koellreutter foi convidado por Thomaz Souto Correa para dirigir a revista, triplicando a tiragem – levando nomes do jornalismo como colaboradores: Fernando Gabeira, Joao Luiz de Albuquerque, Ricardo Boechat, Fred Suter, Hildegard Angel, Palmerio Doria, Valério Meinel, Alex Solnik…. além dos fotógrafos Luiz Tripolli , Rogerio Ehrlich, Antonio Guerreiro e JR. Duran, e ainda como ilustradores os irmãos Chico e Paulo Caruso. Muito irreverente, carregou às costas inúmeras ameaças e processos.
Em sua autobiografia, “Vaudeville”, Ricardo Amaral cita MK no primeiro capitulo: “Michael pintou e bordou, elogiado por sua astucia e facilidade com que obtinha informações confidenciais”. Era um dos seus talentos!
Outro capítulo em sua vida, foi a carreira musical: Michael, Caroline e Eddie Gordon elegeram Justin Berkmann, fundador de Ministry of Sound, para iniciar a “dance music” no Brasil. Como eles, vieram grandes nomes da house como o próprio Justin, Tall Paul, Jeremy Healy, Lisa Lashes, Alfredo e Nick Holloway. Lançou ainda algumas DJs, como Mari Zander e Mary Olivetti.
Além de Lygia, foi casado com a estilista Lucinha Karabtchevsky e com a fotógrafa Elzinha Barroso, todas suas amigas antes, durante e depois.
O corpo vai ser cremado em Belo Horizonte, e as cinzas, levadas para a Bahia.