Com a montagem de “O Lago dos Cisnes” no Theatro Municipal, as diretoras artísticas do balé da casa, Ana Botafogo e Cecília Kerche, que estão trabalhando juntas desde o ano passado, chegaram à afinação total.
Nessa quarta-feira (15/06), a plateia reconheceu a qualidade do espetáculo e aplaudiu os bailarinos diversas vezes em cena aberta. O príncipe Siegfried da récita dessa noite, Filipe Moreira, foi nomeado primeiro-bailarino na temporada deste ano. Segundo a crítica especializada, o paulista, dono de belas pernas, vem sendo apontado como um dos maiores talentos dos últimos tempos – além da técnica, sua forma física e sua virilidade vêm sendo elogiadas. Quem também ascendeu a primeiro-bailarino neste ano foi Cícero Gomes, que interpreta o bobo da corte e tem passagens pela Escola de Dança da Ópera de Vienna e pela Elmhurst School for Dance by Birminghan Royal Ballet.
Claudia Mota, que fez Odette e Odile, recebeu, recentemente, o prêmio de Melhor Bailarina da América Latina pelo Conselho Latino-Americano de Dança. Ela também é membro do Conselho Internacional de Dança da Unesco.
O balé tem mais duas sessões, nesta sexta (17/06) e sábado (18/06), às 20h. Essa montagem tem coreografia de Yelena Pankova, criada especialmente para o Ballet do Theatro Municipal em 2006. A Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal está sendo regida pelo argentino Javier Logioia Orbe.