O artista plastico goiano Siron Franco vai receber mais um título para sua coleção. Desta vez, é a Medalha da Vitória, uma condecoração dada pelo Ministério da Defesa em reconhecimento aos combatentes da 2ª Guerra Mundial e, por extensão, a todos aqueles, militares ou civis, que tenham integrado missões de paz ou prestado serviços relevantes ao país.
Importância é o que não falta ao que Siron faz: frequentemente ele usa sua arte para chamar a atenção sobre questões sociais, como o acidente com o césio 137, elemento radioativo que causou mortes e sequelas a pessoas pobres de Goiânia, em 1987; para os povos indígenas; para a matança de animais; e para as queimadas e a devastação da natureza.
Entre os civis, também recebem a medalha os governadores Marconi Perillo (Goiás), Camilo Sobreir (Ceará), Ricardo Vieira Coutinho (Paraíba), José Renan Calheiros Filho (Alagoas), a diretora da Agência Nacional do Petróleo Magda Chambriard, a senadora Vanessa Grazziotin e o deputado Leonardo Picciani. O evento vai ser domingo (08/05), às 11h, no Monumento aos Pracinhas, no Aterro.