Lenny Niemeyer, que também é dona de loja na Garcia d’Ávila, além de ser um grande nome da moda praia brasileira, dá sua opinião sobre os recentes assaltos que vêm acontecendo na área mais cara de Ipanema e onde estão as lojas mais bacanas do Rio (tanto nomes locais quanto de outros países), caso da Louis Vuitton, que foi assaltada nessa madrugada. A Hermès, por exemplo, vai inaugurar um endereço ali nos próximos dias. E são muitos nomes fortes desse mercado no mesmo trecho.
Surpresa com os assaltos da Garcia d’Ávila e arredores?
“Ali nunca teve assalto, isso é recente. É um cartão-postal da cidade, onde nunca tivemos problema.”
O que você acha que pode ser feito, já que os comerciantes estão assustados?
“Precisa ter patrulha lá; naquela área de Ipanema temos custos muito altos. Minha sugestão é que os lojistas cobrem mais segurança – a gente pede e sabe que é importante para preservar o comércio. Penso também na possibilidade de nos juntarmos, já que existe uma associação de lojistas, e fazermos um rateio. Nós, comerciantes, precisamos buscar uma alternativa. Todo mundo vai ter de fazer esforço. Durante o dia, tudo bem, mas, depois da 1 da manhã, fica deserto, e, como sabemos, o Rio é uma cidade mal iluminada.”
Na sua opinião, o prejuízo está além do que vemos?
“O prejuízo é muito grande; isso é ruim para a imagem do Rio, ainda mais uma marca que existe no mundo inteiro, como a Louis Vuitton.”
O que mais chamou sua atenção nesse assalto?
“Acho que quebrar a vitrine é muita ousadia. Isso é lamentável.”