O filósofo e sociólogo francês Jacques Leenhardt fala, nesta terça-feira (24/05), às 20h, na Casa do Saber, sobre os 200 anos da Missão Artística Francesa no Brasil, comemorados agora em 2016. Mas a noite vai ser mais que isso: Jacques relançou no seu país, em 2014, “Viagem Pitoresca e Histórica ao Brasil” (1834-1839) , que Debret escreveu na volta à França, depois de 15 anos morando no Brasil, onde veio implantar o ensino das Belas Artes, como professor de pintura. Embora não tivesse tido impacto na ocasião de seu lançamento, ele é reconhecido como o mais importante livro ilustrado publicado por estrangeiros a respeito do Brasil.
Algumas edições brasileiras já foram impressas da obra, mas nenhuma tão bem cuidada: Leenhardt escreveu um ensaio chamado “Um olhar transversal sobre a construção da nação brasileira”, e há textos de Maria Felisa Gallego, diretora-presidente da Imprensa Ofical do Estado de São Paulo, que edita o livro, e de Renato Lessa, presidente da Biblioteca Nacional.
Quem for à Casa do Saber para o evento, com entrada gratuita, vai poder comprar essa edição em português. A noite faz parte do projeto Circuito BNDES Musica Brasilis, criado pela cravista Rosana Lanzelotte, Na terça-feira (31/05), Jacques repete essa palestra na Aliança Francesa de Botafogo, às 19h30.