Depois de ter sido aplaudido na sessão privada para jornalistas, o filme “Aquarius”, do pernambucano Kleber Mendonça Filho, continuou agitando o Festival de Cannes na manhã desta terça-feira (17/05). Na sessão de gala no Palácio dos Festivais, em seguida, o diretor e atores do concorrente brasileiro à Palma de Ouro mostraram cartazes, em inglês e francês, com frases contra o governo de Michel Temer e denunciando o golpe contra a presidente Dilma.
Sonia Braga, a estrela do filme, também aderiu ao protesto. No filme, ela interpreta uma jornalista, crítica de música, que luta contra os planos de uma construtora em demolir o prédio em que vive, na praia de Boa Viagem, no Recife. A atriz, que cruzou o tapete vermelho de cara lavada, num modelo Narciso Rodriguez, está sendo muito elogiada pela crítica, comparada a atrizes europeias como Anna Magnani.
A última vez que o Brasil disputou a Palma de Ouro foi há quatro anos, com o filme de Walter Salles “Na Estrada”. Só ganhamos esse prêmio uma vez, em 1962, com “O Pagador de Promessas”, de Anselmo Duarte.