Atriz e dramaturga com mais de 80 peças escritas, a escocesa Jo Clifford vai fazer a leitura, sábado (07/05), da peça “The Gospel According to Jesus, Queen of Heaven” (O Evangelho Segundo Jesus, Rainha do Céu), na Cidade de Deus, num evento da FLUPP Pensa. Na peça, que se passa no tempo presente, Jesus é uma mulher transgênero e as histórias bíblicas são recontadas para propor uma reflexão sobre a opressão e a intolerância sofrida pelas pessoas trans na sociedade.
As peças de Jo têm sido montadas por diversas companhias no Reino Unido e no mundo – só no Festival de Edimburgo, na Escócia, suas peças são encenadas há 30 anos. Esses espetáculos provocam as reações mais diversas: em alguns lugares da Europa já houve protestos, mas também respostas positivas, como a de um ministro batista que pediu para Jo fazer uma apresentação em sua igreja.
A artista vai se apresentar na Cidade de Deus porque é lá que vai acontecer a 5ª edição da FLUPP, em novembro, que este ano homenageia o escritor Caio Fernando Abreu, um símbolo da literatura LGBT brasileira. Em seguida, Jo dá oficina em São Paulo, no SESI (de 10 a 12/05), apresenta-se no Festival Internacional de Teatro, Palco & Rua de Belo Horizonte (de 21 a 23/05) e volta a São Paulo para um debate no Instituto Tomie Ohtake, dia 30 de maio.