Autor que já vendeu mais de 2 milhões de exemplares dos seus livros “1808”, “1822” e “1889”, Laurentino Gomes vai acompanhar 100 alunos da rede pública selecionados pelo projeto “Era uma vez… Brasil”, num intercâmbio cultural em Lisboa, dentro de nove meses. O programa desenvolvido pela Origem Produções, das sócias Marici Vila e Andressa Sirino, foi lançado, nessa quinta-feira (31/03), no Rio, no restaurante O Navegador. O escritor Laurentino Gomes vai refazer com os estudantes, durante dez dias em Lisboa, os caminhos que a família real e a corte portuguesa percorreram antes da vinda para o Brasil, em 1808.
“Hoje, o Brasil enfrenta os desafios da democracia e nós estamos vendo isso nos noticiários políticos. É a história que vai explicar quem somos, o que nos diferencia das outras culturas, quais são as nossas dificuldades e nossas virtudes”, disse Laurentino.
Apenas 100 alunos vão viajar, mas o projeto vai envolver 10 mil jovens do sétimo ao nono ano da rede municipal de ensino do Rio, São Paulo, Novo Horizonte (SP), Salvador (BA) e Belo Jardim (PE). Eles vão pesquisar sobre a história e cultura do Brasil e aprenderão sobre capoeira, teatro, música, história em quadrinhos e produção audiovisual, com o patrocínio do grupo Estácio, Bateria Moura e Usina São José da Estiva, mais o apoio cultural da CVC e Tivoli Hotels & Resorts.