Ainda não foi nesta segunda edição do guia Michelin dedicado ao Rio e São Paulo que um restaurante brasileiro conquistou a cotação máxima de três estrelas. Mas, de todos os premiados, o chef paulista Alex Atala pode dizer que é o mais estrelado do país: o seu D.O.M. manteve as duas estrelas conquistadas no ano passado, assim com o Dalva e Dito continuou com uma estrela. A premiação foi anunciada na tarde desta quinta-feira (28/04), no Copacabana Palace.
No Rio, os cinco que conseguiram uma estrela na edição de 2015 permanecem com ela: Lasai, Mee, Olympe, Le Pré Catelan e Roberta Sudbrack. A novidade deste ano foi a inclusão do Eleven Rio, do alemão Joachim Koerper, casado com a paraense Cinthia. Joachim ganha, dessa maneira, a 15ª estrela Michelin na sua carreira, desenvolvida a maior parte em restaurantes da Europa.
A atriz Fernanda Lima também foi indiretamente premiada: ela é sócia do chef Daniel Redondo, que manteve a estrela do paulista Maní e entrou para a lista Bib Gourmand com o restaurante Manioca.
Na categoria Bib Gourmand (Bib é o bonequinho-símbolo da Michelin), que destaca as casas com melhor relação qualidade-preço, entraram para a lista carioca este ano o Riso Bistrô, o Anna, o Entretapas do Jardim Botânico e o Gurumê. A relação completa dos premiados pode ser acessada por aplicativo (iOS e Android) de graça, ou na versão impressa, que começa a ser vendida nesta sexta-feira (29/04), por R$ 80.