Abre nesta terça-feira (08/03), no Museu de Arte do Rio, o MAR, a exposição “Ao amor do público I – doações na ArtRio”. Vão ser apresentadas as obras adquiridas e doadas para o acervo do Museu entre 2012 e 2015.
No que se refere às doações, o grande responsável é, sem dúvida, o curador Paulo Herkenhoff. Durante as últimas edições da ArtRio foi ele quem colocou selos ao lado de telas, esculturas e instalações, indicando “O MAR quer esta obra”, uma sugestão mais do que direta de que o museu gostaria de receber aquela peça. Não se trata só de um gesto arrojado: em grande parte das vezes, colecionadores presenteiam os museus com peças que não se enquadram no perfil da instituição . E valeu o esforço de Herkenhoff e sua “lista de desejos”: só em 2015 o MAR recebeu 40 doações.
Nesse novo acervo estão obras de Adriana Duque, Evandro Teixeira, Antonio Dias, Waltercio Caldas e Ivan Grilo, entre outros. Também estão três doações recebidas pelo museu por meio de editais da Funarte, dos artistas Vera Chaves Barcellos, Evandro Salles e de Louise Ganz e Ines Linke.