A convidada deste sábado (16/01) do projeto “O Som da Praia”, no Quiosque do Pepê, na praia da Barra, às 18h, é a cantora Paula Lima. No show gratuito, ela vai apresentar um repertório com referências diversas, com Jorge Ben Jor, Dona Ivone Lara, Tom Jobim e Tim Maia além da sua nova música, “Fiu Fiu”. Paula lançou, esta semana, o clipe desse samba-rock, que fala sobre as cantadas inconvenientes e, não raro, agressivas, criticadas pelo movimento “Chega de Fiu Fiu”.
A campanha, comandada pela jornalista Juliana de Faria, surgiu em 2013, mas tomou mais impulso no fim do ano passado, e é contra o assédio sexual em lugares públicos. Segundo Juliana,“todos os dias, mulheres são obrigadas a lidar com comentários de teor obsceno, olhares, intimidações, toques indesejados e importunações de teor sexual afins, que se apresentam de várias formas e são entendidas pelo senso comum como elogios, brincadeiras ou características imutáveis da vida em sociedade (o famoso “é assim mesmo…”) quando, na verdade, nada disso é normal ou aceitável”. Paula fala, aqui, o porquê de ter gravado essa música.
Como você se engajou no movimento “Chega de Fiu Fiu”?
“Tive conhecimento do movimento através dos meus amigos Pretinho da Serrinha, Gabriel Moura e Leandro Fab, que compuseram a música “Fiu Fiu”.
Você sempre foi contra essa forma de abordagem masculina ou só veio a considerar uma forma de assédio mais recentemente?
“Algumas cantadas desde sempre foram indelicadas e o movimento em si, pelo que entendo, assim como a música, resume as várias formas nada agradáveis de ‘conquista’. O bacana é o homem que trata a mulher com respeito e carinho. E isso eu sempre senti, acreditei e apostei. Buscamos equilíbrio dentro dessa evolução, mas não queremos deixar de ser mulher e de sermos tratadas como tal”.
O que acha das mulheres que gostam de receber esse tipo de cantada?
“Não sou contra mulheres que curtem algum tipo de abordagem que eu não curto, cada uma sabe de si. Para mim, o respeito e a delicadeza vêm antes de tudo”.
“Qual o elogio masculino que você gosta de ouvir?
“‘Adoro te ouvir cantar’! ‘Como você está linda’, ‘Você é interessante’, ‘Gosto de conversar com você’, ‘Você me faz bem’, e ‘Fico feliz quando estou perto de você’ são alguns deles…”
Veja, abaixo, o clipe da música de Paula sobre o assunto: