A chef Teresa Corção, do restaurante Navegador, foi a vencedora do prêmio “Maravilhas Gastronômicas”, na categoria Personalidade, em festa realizada, nessa quinta-feira (03/12). Pela primeira vez com o patrocínio do Governo do Estado e do Senac Rio, a premiação, criada pelo pesquisador de gastronomia Chico Junior, aconteceu no Palácio Guanabara. Presidente do Instituto Maniva, fundado em 2007, Teresa vem articulando uma rede de cozinheiros e profissionais ligados à gastronomia, que valorizam e compram de produtores locais – em vez de comprar produtos industrializados.
Essa liga com os produtores está dando tão certo que Teresa está até exportando a metodologia do Maniva, em palestras dadas no México e na Argentina. Além disso, criou uma loja de produtos selecionados em suas viagens Brasil afora, a Nave Brasileira, que, em breve, vai virar comércio virtual. Nela, Teresa reúne vinagre de caqui, azeite brasileiro produzido no Sul, pimenta rosa de aroeira, chocolate feito com técnica inca em esquema artesanal no bairro do Encantado, Zona Norte, além de farinhas de várias regiões – Teresa já era fã da tapioca antes dela virar moda.
“A verdadeira maravilha é ver que a gastronomia do Rio está amadurecendo, não só nos restaurantes e food trucks, mas, também, na origem dos alimentos”, comemora.