A mostra FILE Anima+Games Rio, aberta nessa terça-feira (03/11) no Oi Futuro Flamengo, traz para a cidade o que existe de mais atual em linguagem eletrônica associada com arte e estética. São 200 animações e 35 ‘games’ de artistas de todas as partes do mundo, muitos premiados em festivais.
Duas obras de experiência imersiva chamam mais atenção: em “The Night Café”, do americano Mac Cauley, o espectador se sente passeando pelas telas de Van Gogh, com o uso de um óculos 3D.
Outro momento de realidade virtual é com “Swing”, das artistas Christin Marczinzik e Thi Binh Minh Nguyen, com programação de Felix Herbst. Também com a ajuda de óculos 3D o visitante vai e vem num balanço de criança e pode chegar ao céu de uma paisagem virtual. Quanto mais alto balançar e com mais intensidade, as cores vão ficando mais vibrantes. Na volta ao chão, ao contrário da falta de cor da paisagem inicial, está tudo mais vivo e brilhante. É claro que teve fila para o balanço.
Paula Perissinotto, curadora geral, comenta: “O Rio está recebendo a vanguarda do diálogo entre arte e tecnologia.” A exposição vai até o dia 29 de novembro.
Abaixo, um vídeo que mostra o que é visto quando se balança no “Swing”.
SWING – ein immersives VR-Erlebnis from Christin Marczinzik on Vimeo.