Chega o fim do ano e todas as marcas correm para lançar suas coleções de alto-verão o mais rápido possível. Com Manuela Noronha, não é assim: ela sabe que as clientes da Maria Manuela, no Leblon (naquele prédio em cima da livraria Argumento, lotado de lojas legais), esperam por suas criações no tempo certo, necessário para serem desenvolvidas com cuidado artesanal, diferente de muito do que está por aí.
Suas peças têm espaço também no guarda-roupa de quem costuma comprar no exterior, como Aparecida Marinho; além de atrizes e apresentadoras como Zezé Polessa e Angélica. Conversamos com Manu, que lança coleção nesta terça-feira (17/11), dona dessa marca tão carioca:
Você tem muitas clientes que compram no exterior. O que sua roupa tem a oferecer que as de fora não têm?
“A roupa que faço tem uma cara bem carioca (mas as paulistas amam!) Difícil criar peças com esse perfil, se você não mora no lugar… Além disso, também uso bastante rendas e tecidos de algodão, que só encontro no Brasil. Na coleção que estou lançando nesta terça-feira (17/11), por exemplo, tem vestidos exclusivos feitos com renda Renascença que encomendei há quase um ano para as rendeiras da Paraíba!
Por que o Brasil todo quer imitar o jeito de se vestir das cariocas?
“As cariocas conseguem ser despojadas e, ao mesmo tempo, chiques. Usam, como ninguém, a mesma roupa que foram à praia para esticar em algum lugar, depois, sem perder o charme. Caso vistam boas marcas importadas, não ostentam, sabem como se vestir bem, sem exagero. A mulher carioca se cuida bastante, algumas chegam até parecer que estão enceradas, lustradas, de tanto que a pele é bem cuidada e bronzeada no ponto certo”.
O que uma marca precisa para estar lado a lado com a sua na loja?
“Qualidade e sofisticação na simplicidade”.
O que aprendeu com o trabalho de figurinista que tenha levado para a sua marca?
“Foi uma escola interessante. Ser criativa, com prazos apertados e com muita objetividade, sem dúvida, é o que trago dessa experiência”.
Se tivesse que escolher três peças essenciais para o guarda-roupa feminino, quais seriam?
“Uma boa camisa branca, um vestido que te deixe sutilmente sexy e linda e, claro, uma bela lingerie…”
O que vem com tudo no armário da carioca no próximo verão?
“Falando da minha marca, muitas peças brancas, fluidas, lindas… Com rendas, ou sem rendas, feitas em linho ou voil de algodão em tons pastéis, com degradês tingidos artesanalmente, que amo usar nas peças exclusivas que desenvolvo a cada coleção. Não aguento mais ver todo mundo usando as mesmas espadrilhes, está monótono isso…