Mana Bernardes, a designer, poetisa e artista plástica lança, nesta terça-feira (03/11), às 19h30, uma série de objetos e móveis de pinus reflorestado para a Tok&Stok, em Botafogo. Mana, que já tem 20 anos de carreira, com obras em museus como o Chelsea Art Museum, em Nova York, gosta de se definir como uma “designer de relações”. “Não faço o desenho e mando a fábrica se virar”, conta. “A primeira coisa que faço é visitar as fábricas e observar como cada matéria-prima é tratada. Ouço os funcionários e os artesãos, eles dão muitos palpites, antes do processo de criação”, continua. Para desenvolver as peças de vidro, Mana fez uma reunião com os funcionários e leu poemas que tinham a ver com as ideias que fazia sobre os objetos. “Eles me inspiraram com muitas soluções”, diz.
A carioca se envolve tanto com seu trabalho que é ela quem assina todas as comidinhas que vão ser servidas no evento, a maioria “sem glúten, sem lactose e sem açúcar”. “São comidas simples, mas, acima de tudo, saborosas”, garante. Ela vai servir brigadeiro de tâmara com manteiga de côco e cacau cru, mousse de maracujá com castanha de caju, passa branca e açúcar de côco, salada de agrião com alho poró, pasta de macadâmia e outros pratos crudívoros – Mana já foi adepta da alimentação que não vai ao fogo por muitos anos, mas agora voltou a comer alimentos cozidos.
A noite também vai ter leitura de poemas e performance de Mana, que vai usar um vestido feito das serragens dos móveis que construiu, vestido que vai se desmantelar e soltar pó conforme a artista se movimentar. Ainda vai ter dança ao som do saxofonista Thiago Queiroz, irmão de Mana, e entrega de mini vasos para os convidados.