O Festival Sul-Americano de Observadores de Aves, que termina neste sábado (12/09), em Paraty, é o primeiro grande evento realizado na fazenda Murycana, propriedade de um casal já conhecido na área da hotelaria. Jane Assis e Roberto Pinheiro são donos da Pousada Literária, também em Paraty, que ganhou o prêmio Condé Nast Johanses for Excellence 2015, na categoria Melhor Hotel Urbano da América Central e do Sul, mesma pousada eleita a melhor do ano de 2013 pelo Guia Quatro Rodas. É deles também a Livraria das Marés e, em Itaipava, a Pousada Tankamana, mais o Solar do Império, em Petrópolis.
Os dois, animados com o festival que surgiu na Patagônia argentina, em 2010, também inauguraram um observatório de aves na fazenda. A ideia deles é ir além do turismo ambiental: querem abrigar um projeto de educação voltado ao meio ambiente para crianças, a partir de 2016.
A caminhada somente com a intenção de observar a beleza e o canto das aves é uma atividade praticada por milhões de pessoas na Inglaterra, EUA e Japão. O observatório de aves de Paraty, coordenado pelo ornitólogo Luciano Lima, é um dos primeiros no Brasil e vai buscar produzir conhecimento para ajudar na conservação das aves da Mata Atlântica.