Todos nós temos uma lembrança afetiva — de alguém que nos acolhe, abraça-nos, faz-nos rir, alimenta-nos. Se quisermos um reencontro com essa lembrança, está tudinho lá em “Calango deu! Os causos da Dona Zaninha“, encenado e escrito por Suzana Nascimento. Calango deu! é uma celebração do melhor do folclore do tipo a que chamamos de “mineirinho”.
“O monólogo foi construído ao longo de cinco anos de uma pesquisa que abrange vocabulário, hábitos, histórias, músicas, crenças, enfim, uma grande celebração à sabedoria popular. Dona Zaninha é uma guardiã desses ricos acervos de memórias — uma genuína contadora de causos, hilária por seu jeito e seu linguajar, mas profunda com suas “sabências” sobre o tempo”, diz Suzana
A encenação é totalmente grátis e faz parte do programa Furnas Espaço Cultural, que chega ao quinto ano de atividades com uma programação de shows de música popular, concertos eruditos, espetáculos teatrais e exposições na sede da empresa, em Botafogo, Rio. A programação de teatro acontece aos sábados e domingos, às 20h, sempre com espetáculos de primeira linha, como “Silêncio!“, “Agnaldo Rayol, a alma do Brasil!” e “Eu te amo“.
Calango deu! é envolvente, com gosto de café passado na hora e bolinho de chuva, de feijão com torresmo, de doce de leite com queijo. É de ficar de olhos abertos, coração palpitando para saber pra onde vai cada história. Dona Zaninha só é menos no nome; no resto, é mais e demais. E Suzana Nascimento nos confirma a máxima de que a essência do teatro é o trabalho do ator.
Serviço:
Espaço Furnas
Sábados, às 20h
Domingos, às 19h