Continua crescendo o número de confirmações – já são mais de 9 mil – através do Facebook, de participantes da palestra que o ex-presidente do Uruguai, José Mujica, faz, nesta quinta-feira (27/08), às 18h, na Concha Acústica da UERJ. O evento foi pedido pelo próprio Mujica, que queria ter um encontro com jovens brasileiros nesta sua vinda ao Rio. Participantes da Marcha da Maconha prometeram comparecer em peso – como se sabe, o consumo da erva foi legalizado no Uruguai, durante a gestão do também ex-presidente do Mercosul.
Para evitar incidentes, vai ter transmissão simultânea para o estacionamento da universidade, junto à rampa do metrô. A palestra de Pepe Mujica também vai poder ser assistida, em tempo real, através dos endereços www.postv.org e www.tvuerj.com.br Pela manhã, às 9h, o político vai falar apenas para convidados da Federação de Câmaras de Comércio e Indústria da América do Sul (Federasur), na sede da ABI. Nem a imprensa vai ter acesso a esse compromisso do uruguaio. Um carro da PM foi solicitado pela Federasur para ficar de prontidão em frente à ABI e na UERJ.
Alheio a toda essa confusão, o ex-guerrilheiro não parece nem um pouco preocupado com sua própria segurança: seu único pedido foi para almoçar num botequim que sirva uma boa comida.