A palestra do ex-presidente do Uruguai, José Mujica, para os estudantes da UERJ e de movimentos sociais levou ao anfiteatro da universidade, nessa quinta-feira (27/08), mais de 5 mil pessoas: além do espaço do anfiteatro estar lotado – tem capacidade para três mil – havia público no estacionamento, assistindo pelo telão, na passarela do metrô e até em telhados. “Não tínhamos ideia do carisma do Mujica junto aos estudantes”, confessa o chefe do departamento de relações institucionais da UERJ, Williams Gonçalves, também diretor da Federasur.
A comoção pelo político hermano foi tanta que uma aluna se aproximou do palco, véu nos cabelos, e pediu Dom Pepe em casamento. Mujica ficou vermelho, riu e fez que não com a mão. Mas se dirigiu com carinho para a moça: “O amor já foi da carne, o amor está na alma. Na minha idade, o amor é um doce companheirismo, na sua, é uma paixão criadora”.
Ovacionado ao final do encontro, Mujica deixou o hotel Novo Mundo, na manhã desta sexta-feira (28/08), para um encontro com o ex-presidente Lula em São Paulo.