A escritora Guiomar de Grammont, curadora de várias Bienais do Livro e da parte brasileira de eventos como o Salão do Livro de Paris, lança, sexta-feira (14/08), seu mais novo livro na estação Central do Brasil do metrô. Guiomar participa de uma entrevista com o jornalista e poeta Claufe Rodrigues e vai fazer o “lançamento social” do seu romance: 80 exemplares vão ser autógrafos e distribuídos gratuitamente para os leitores da biblioteca que funciona no local.
“Palavras Cruzadas” conta a luta da jornalista Sofia em busca do paradeiro do irmão Leonardo, guerrilheiro desaparecido nas selvas do Araguaia durante o regime militar brasileiro. Para escrever a obra, Guiomar disse que leu tudo o que foi publicado sobre a guerrilha do Araguaia e boa parte do que se escreveu sobre a ditadura. “Usei textos praticamente inéditos, como o relatório Grabois, feito pelo guerrilheiro Maurício Grabois, e o relato de outro guerrilheiro, o Glênio Sá”, diz Grammont.
Sobre o evento em plena estação Central do Brasil, ela conta: “Já falei em asilos e para públicos heterogêneos. Gosto muito de interagir com as pessoas de idades e mundos diferentes, é mais rico, as perguntas são imprevisíveis, isso me fascina”. A poetisa Elisa Lucinda também participa do projeto, marcado para as 18h.