Claudia Moreira Salles lançou, nessa terça-feira (18/08), na Galeria Luciana Caravello, em Ipanema, uma coleção de luminárias, a “Sintonia Fina”, criada para a Lumini. São seis modelos — tratados, como merecem, de obras de arte. A edição, como múltiplos, é numerada (25 peças de cada um) e produzida com matéria-prima à altura. Na base, madeiras nobres de demolição, como peroba-do-campo, ipê, sucupira-preta, baraúna etc.; nas hastes, o cobre ; nas cúpulas, o nióbio, um metal usado de maneira diferente: colorido.
As tonalidades das cúpulas foram trabalhadas pela joalheira Marina Sheetikoff, que já usa o metal há alguns anos. Foi ela quem chamou a atenção de Claudia para o material. A exposição tem curadoria de Waldick Jatobá, que convidou Claudia a desenvolver um trabalho que estivesse na fronteira entre arte e design.
Por ali circularam caras pouco vistas em eventos, como João Moreira Salles, cunhado da anfitriã. Claudia é casada com Fernando, filho mais velho de Walter Moreira Salles com sua primeira mulher, Hélène Matarazzo. Outra que também apareceu foi a psicanalista Renata Salgado, separada há alguns meses do diretor das Organizações Globo, Carlos Henrique Schroder, com quem estava casada desde maio de 2008.
E, com personagens variados, a noite foi ótima em todos os sentidos, com vendas em alta. A luminária mais barata custa R$12 mil e a mais cara, R$50 mil. E, vamos seguindo, como dizia uma convidada: “A crise está mais no ânimo do que na vida das pessoas” – sei! Veja fotos na Galeria.