O 18º Festival Cultura e Gastronomia Tiradentes vai fazer, pela primeira vez, um intercâmbio de chefs com outra cidade. A escolhida foi Mougins, na França, que faz o Festival L’Étoile de Mougins desde 2006, com o mesmo foco da cidade mineira: com valorização da gastronomia local e incentivo a chefs e pequenos produtores.
Mougin está nos Alpes Marítimos, na Côte d’Azur, fica a 15 minutos de Cannes e foi o lugar onde Picasso passou seus 15 últimos anos de vida. De lá virão os chefs Xavier Burelle e Laela Moahamou, que dão jantar dia 21 de agosto,no restaurante Pacco & Bacco. Dia 28 , no mesmo restaurante, é a vez de Serge Chollet e Emmanuel Ruz. Isso sem falar no franco-carioca Rolland Villard, que comanda as panelas no dia 22. Esses mesmos chefs também vão dão aulas durante o evento.
Em setembro, os chef mineiros Fred Trindade (Trindade – Belo Horizonte), Léo Paixão (Glouton – Belo Horizonte), Ivo Faria(Vecchio Sogno – Belo Horizonte) e Rodolfo Mayer (Angatu – Tiradentes) dão prosseguimento ao intercâmbio, representando Tiradentes na 10ª edição do festival gastronômico francês.