Numa época em que ecologia e produtos orgânicos estão muito em alta, a horta ganha uma força incrível. E quem disse que, para ter uma horta, você precisa morar em uma supercasa com espaço no terreno, sítio ou fazenda? Quem disse que horta tem que ficar nos fundos, cercada e com espantalho?
Horta é linda. Pode estar no jardim da casa, no apartamento; pode ser no centro da casa, e tudo girar em torno dela. Eu sempre adorei horta e suas várias fases. Mesmo quando está sendo trocada, e os espaços ficam com a terra aparente, horta é um charme total. Até mesmo pela dinâmica desse jardim produtivo e útil.
A horta de cheiros, com os temperos, é divina perto da cozinha ou da sala de jantar. Verde é sempre bom, mas você poder tê-lo e ainda vê-lo ser útil — é um show!
A concepção de um jardim feito de vegetais, de temperos e também junto com flores é linda. Gosto muito de misturar uma horta com flores que se adaptam ao terreno. Além de lindas, as hortas fornecem alimentos e temperos frescos para o nosso dia a dia, e elas apenas pedem algumas horas de sol por dia.
No nosso país tropical, com sol abundante e poderoso, cultivar uma horta é bem simples. Você precisa apenas de vontade e desejo de ter em casa, ao alcance da sua mão, produtos verdadeiramente orgânicos.
Além de linda, a horta nos remete a tempos antigos, em que ela era comum nas casas.
Mostro hortas de vários estilos e tamanhos, todas lindas e altamente decorativas para ter em casa. É, como dizem alguns privilegiados: “As verduras da salada vieram da horta” — bem elegante isso.