O ator e fotógrafo Rogerio Barros suspendeu suas atividades artísticas por um ano, para se dedicar a ensinar meditação a crianças de comunidades carentes. Praticante de yoga desde 1997 e meditação há mais de dez anos, Rogerio começou a ensinar a seus sobrinhos e viu na experiência uma possibilidade de fazer algo que pudesse ajudar a cidade. “Se quisermos viver algo novo no futuro, temos que nos dedicar a expandir a consciência das crianças hoje. Quando forem adultos, serão políticos, empresários e policiais conscientes”, diz ele.
As aulas acontecem na ONG “Para Ti”, em São Conrado, onde 30 crianças desenvolvem a técnica da meditação baseada na observação da respiração. No início, Rogério procurou algum material de suporte para ajudar no entendimento das crianças. Sem nada ter encontrado, ele mesmo desenvolveu o conto “O menino que queria ser bombeiro”. Além de editar o livro e montar uma peça de teatro.
Desde o começo das aulas, o professor grava os alunos meditando e, depois, depoimentos deles sobre a prática. Dezenas de horas gravadas serão agora organizadas no documentário “Olho Mágico”, a ser lançado ainda este ano. Todos esses projetos, além de uma videoaula sobre meditação (https://youtu.be/QNVuwRz3vYI), podem ser encontrados no site (www.projetomeditar.com)