Lia do Rio, artista contemporânea, em atividade desde a década de 80, tem, pela primeira vez, seu trabalho publicado em livro. “Sobre a Natureza do Tempo” faz um resgate da trajetória da artista paulista, cuja produção se destaca pelo uso de suportes não convencionais (como folhas secas, janelas, tijolos, cabelo), numa linguagem limite entre a instalação, a apropriação e a intervenção.
O lançamento foi na Livraria da Travessa – Ipanema, nessa sexta-feira (14/11), com fila enorme. Bilíngue (português-inglês), com capa dura e 216 páginas, o livro tem o selo da F10, editora carioca especializada em livros de arte, comandada por Nelson Ricardo Martins e Lisiane Mutti.
O registro das obras de Lia permite que seu trabalho permaneça visualmente, já que a artista trabalha com elementos efêmeros e em constante mutação, como folhas e troncos, além de vídeos e fotografias. Suas obras questionam a maneira pela qual construímos, no presente, as memórias de passado e de futuro. “Não uso as folhas para representar a natureza, trabalho com as questões que ela contém. Lidando com folhas passei a sentir o tempo como um aqui-agora atemporal, que engloba todo o universo”, explica a artista.