A mediocridade da existência humana é o que existe como fato. Mas é imperceptível aos nossos olhos, na medida em que somos incapazes de ver o que não queremos ver. “Retratos Falantes”, espetáculo do Grupo Tapa, dirigido por Eduardo Tolentino, integra a série de monólogos dramáticos escritos para a televisão BBC pelo dramaturgo britânico Alan Bennett.
As duas pequenas histórias retratam dois personagens que encontramos na esquina, em nosso trabalho, em nossas famílias. A primeira delas, “Fritas no Açúcar”, com Brian Penido, nos mostra os lentos passos da vida de um solteirão que cuida da mãe esclerosada. Preocupa-se com um improvável casamento da mãe, pois sua única vida é cuidar. E sem ter de quem cuidar, não tem vida.
O segundo monólogo, “Brincando com Sanduíche”, com Zécarlos Machado (ator da consagrada série “Sessão de Terapia”) é, em todas as dimensões, uma vivência dolorida de um fato cruel. O personagem é pedófilo, fato que o atrai e ao mesmo tempo lhe causa uma dor insuportável. Contraditório em tudo. Um sujeito que compra caramelos e, como diz o jornaleiro, compra doces e não engorda. Os caramelos não são para a sua delícia, são para atrair as crianças.
“Os personagens de Bennett são pessoas comuns, quase invisíveis, que, muitas vezes, podem estar ao nosso lado. Não são aquelas que estamos habituados a ver nas revistas de fofocas e de celebridades, nem os marginais que povoam as folhas dos jornais. São retratos de figuras anônimas que podem estar no nosso convívio”, comenta Eduardo Tolentino de Araújo.
Ao final do espetáculo, Brian, Zécarlos e Tolentino conversam com a plateia. Contam da preparação, das dificuldades, do impacto que sentem ao se abrir para viver esse tipo de gente. São histórias que varremos para baixo do tapete. E de nossas mentes. São histórias de gente humilde. E como dizia Vinicius, é gente humilde, que vontade de chorar!
Serviço:
Teatro de Arena do Espaço SESC
6ªs e sábados, às 20h30
Domingos, às 19h