Carlito Carvalhosa, representado pela Galeria Nara Roesler, é um dos nomes que integram a programação voltada para a arte brasileira em Nova York. O artista acaba de inaugurar exposição solo na Sonnabend Gallery, onde apresenta uma instalação que ocupa duas salas, intitulada Possibility Matters.
Nesse trabalho, o piso é revestido com linhas de tubos fluorescentes brilhantes, e o espaço é interrompido e riscado do chão ao teto por dúzias de grandes hastes de madeira, perturbando o curso natural do movimento através das salas da galeria e alterando a percepção de seu interior. As varas, parecidas com as usadas como postes telefônicos, furam as paredes e descem do teto, apoiando-se sobre taças de bebida. Não é incrível?
Carlito está acostumado a assinar grandes instalações: em 2013, foi o primeiro a ocupar o espaço do então recém-inaugurado MAC, no edifício do antigo Detran, em São Paulo, com “Sala de Espera”, composta por 70 postes de madeira que se contrapunham às colunas verticais do prédio de Oscar Niemeyer.
A exposição na Sonnabend Gallery segue até 26 de julho. No segundo semestre, o artista vai apresentar trabalhos inéditos em uma individual na capital paulista.
Nesta quarta-feira (21/05), Carvalhosa faz workshop das 14h às 16h no MoMA. Usando o livro de Lygia Clark “Meu Doce Rio” como fonte de inspiração, com uma ação baseada na interação dos participantes com a obra da artista brasileira, cuja exposição está em cartaz no museu. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site do MoMA.