Uma loja se entende como um local de comercialização e venda de um produto… Na verdade é bem mais que isso.
Existem verdadeiros tratados bíblicos de como uma loja deve ser se comportar qual o publico como quem o produto se identifica, enfim uma infinidade de teorias formuladas pelos gênios do marketing e da venda.
Mas para mim um loja deve ser a cara do produto, assim como uma casa a cara do dono.
O paralelo da casa com a loja é a mesma necessidade de ser sempre confortável e agradável para quem usa e perfeitamente reconhecivel para o seu o seu dono! A casa tem um dono e a loja tem um produto, para eles, a atenção total!
Quando a nossa casa nos proporciona um ambiente confortável e agradável isso é um incentivo para convidarmos amigos, receber em casa se torna super agradável para todos.
Assim a loja que se identifica com o produto ou produtos, os clientes que ali estão vão desfrutar um ambiente com a cara do produto que eles foram ver e comprar. Existe uma teoria que eu adoro sobre lojas. Elas não devem parecer um local apenas de venda de produto, mas um local que se parece um pouco com a casa.
Eu concordo que lojas ultra modernas são para nós arquitetos, amantes de novidades construtivas muito bom, mas para o comprador, nada melhor que desfrutar de um ambiente calmo e que sugira uma certa privacidade na hora da compra. Para essa memória existe um ambiente melhor que de uma casa? Calma e privacidade estão no local que chamamos de lar…
A casa pode ter passado por várias mudanças assim como o comércio, mas tranqüilidade e identificação com conforto e bem estar estão nas ambientações calmas discretas e atemporais.
Para mim, elegância esta na formula perfeita e infalível da identificação casa e dono, loja e produto.
Mostro uma loja que desenvolvemos no meu escritório, que vende sapatos e outros artigos de couro, numa produção artesanal e impecável, a arquitetura e ambientação foram andar de mãos dadas com o produto.