Escada pode ter mil e uma utilidades, porém o que a faz mais atraente é a sua forma. O objeto escada já é superlindo, e qualquer uso nela fica mais bonito ainda. A forma da escada permite muitos usos: desde cabide até mesmo uma estante.
A escada só com um lado pode ficar encostada contra uma parede e virar um apoio para vários objetos. Eu gosto muito de usar escadas nas estantes, servindo para alcançar os livros no alto. A que mais gosto de usar são as suspensas, presas às estantes com rodízios; elas fazem uma dupla imbatível de elegância.
Existem escadas antigas do Arnaldo D’ Anemberg, objetos de desejo entre 9 e 10 arquitetos e decoradores; elas compõem qualquer ambiente.
Existem as escadas modernas para estantes que podem apenas ficar apoiadas por uma pequena inclinação na sua extremidade, do designer Jader de Almeida, lindas também. Em meus projetos, complemento sempre uma estante com uma escada e, quando posso, coloco uma escada como apoio aleatoriamente, no espaço simplesmente, mas com uma forma impecável.
Mostro projetos meus onde coloquei a escada. Mostro também um projeto da Manu Müller onde a escada serve como cabide para as toalhas. Escadas modernas ou antigas, de madeira ou não, são objetos atemporais, sempre lindos e elegantes.