Aguinaldo Silva publica crônica no Facebook ensinando como se livrar dos trombadinhas de Copacabana – pelo figurino e pela atitude: “Bermuda, camisa que poderia ter sido comprada na Impecável Maré Mansa, se esta ainda existisse, e sandália de dedos. Nada de relógio, pulseira, anel, aliança… E celular, muito menos. Com esses trajes, e fazendo cara de aposentado falido, talvez eu escape da turma de trombadinhas que está sempre ali na esquina, à espera de velhinhos incautos”.
E o escritor continua: “Copacabana é assim – uma colmeia de muitos crimes e apenas alguns castigos, de muitos, cabeludíssimos pecados e nenhum arrependimento. Surrados, escorraçados pela multidão, os trombadinhas estarão amanhã no lugar de sempre à espera dos mesmos aposentados. Talvez até batam na mesma vovozinha e seu neto de novo, sem se dar conta de que ontem já fizeram isso – para eles, nenhuma pessoa de mais de 60 anos é gente ou tem rosto”.
Baseado no que diz Aguinaldo, pra evitar trombadinha, só mesmo com voto de humildade. Saia à rua só com a roupa do corpo – e coragem!