Os políticos que ficam queixando-se têm uma faísca de responsabilidade na morte do cinegrafista Santiago Andrade, da Band. Os black blocs são personagens odiados pela sociedade, que tem lá suas razões. Olhando para os rostos de Fábio Raposo e Caio Silva, não há como não perceber uma insatisfação, um ar de quem quer destruir alguma coisa, ainda que com as “armas” erradas, inadequadas, irresponsáveis . Trata-se de pessoas revoltadas com o que não saberiam definir?
Esses caras, que pegaram e acenderam o artefato que atingiu gravemente o cinegrafista, na última quinta-feira (06/02), no Centro, durante o protesto contra o aumento das passagens de ônibus, tinham a intenção de matar alguém? São descontentes com o que os cerca, como quase todos os brasileiros. Podem existir vítimas, como aconteceu com Santiago, ali, fazendo seu trabalho pra sustentar a família e pagar impostos indecentes, sem ver o retorno, como qualquer um de nós.
Essa revolta toda tem origem, não surgiu de um momento pro outro – tem mãe, ainda que muitos não saibam verbalizar. É ela quem come grande parte do dinheiro que estaria sendo usado na educação, na saúde, na segurança, no transporte público, ou seja, no essencial e, claro, nessa desgraça que existe à vista, e que Bolsa Família nenhuma vai conseguir resolver: a corrupção. E algo que não sabemos, de maneira invisível e silenciosa, vai crescendo no espírito e na ideologia de cada um. Se algum deles pudesse e soubesse resumir, talvez dissesse que a sociedade tem perdido a batalha com o Estado na disputa dos direitos individuais. A vontade de se revoltar vem de não concordar com o que vemos.
A maioria da classe política (cheia de corruptos) é contra os black blocs que quebram, incendeiam, destroem; mas não há como duvidar: não deixa de ter alguma ‘contribuição’. É muito fácil criticar, sentado numa cadeira bem macia, gravata Hermés, ternos grifados, com seguranças (pago com nosso dinheiro) por todos os lados. Numa comparação repentina, tem os black blocs e os white blocs – se é que vocês me entendem!