Gosto muito de usar copa em meus projetos; acho um lugar agradável e um ponto de encontro da família.
Infelizmente, com a diminuição dos espaços nos apartamentos, nem sempre isso é possível. Mas, quando posso, sempre faço uma copa.
Essa antessala da cozinha está no nosso imaginário… Lembra a casa da avó e dos maravilhosos lanches da tarde, que infelizmente foram abolidos, pela falta de tempo e consciência dos quilos a mais…
Mas é, sem dúvida, um espaço delicioso de ter em casa.
Tomar café da manhã na copa vendo o funcionamento da cozinha é muito prático, além de fazer um prolongamento no espaço da cozinha.
Gosto muito de copa arejada e com uma abertura generosa para cozinha, e, em muitas situações, com uma abertura para a sala de jantar também.
Uma copa bem projetada faz um prolongamento da cozinha e da sala de jantar . Através de portas generosas ou simples aberturas para esses dois espaços, a copa torna-se um ponto comum, sem entrar direto na visão da cozinha.
Em cada caso, o arquiteto deve estudar a melhor forma de usar esse espaço, sem nunca diminuir a cozinha ou sala de jantar. E, principalmente, jamais deixar de ser super ventilado.
Aliás, ventilação nesses espaços é fundamental; sala de jantar cozinha e copa precisam de ar o tempo todo!
Mostro quatro tipos de copa que projetei: uma clássica conectada à cozinha por uma bancada com uma janela elétrica de vidro; outra pequena acoplada à cozinha por um balcão central; uma terceira com sua própria pia, pequeno fogão e geladeira independentes da cozinha central; e, por fim, uma também anexada à pequena cozinha por uma bancada frontal.
Todas muito usadas e como ponto de união da família!