O produtor musical João Araújo morreu, entre 5 e 6h da manhã deste sábado (30/11), em seu apartamento, na Prudente de Morais, em Ipanema, aos 78 anos, vítima de uma parada cardíaca. Depois de um tombo em Angra dos Reis, onde tinha casa e frequentava assiduamente, João foi operado no começo deste mês e, desde então, passou a usar uma prótese de colo de fêmur. O empresário sofria também de outros comprometimentos circulatórios e renais há algum tempo.
João morreu como queria, digamos assim: estava em sua cama, mexeu-se como se tivesse ajeitado a posição, às 5 da manhã. Logo depois, o enfermeiro, percebendo uma grande quietude, confirmou a morte. Recentemente, ele costumava comentar com os médicos: “Não quero morrer em hospital, quero ir tranquilo, em casa” – e assim foi.
Coincidentemente, João partiu no dia do aniversário de um dos seus melhores amigos da vida toda, Boni de Oliveira. Os dois trabalharam juntos por anos na Rede Globo, quando João, um dos maiores nomes da indústria fonográfica brasileira de todos os tempos, dirigia a gravadora Som Livre (cargo que ocupou por 38 anos) e Boni era vice-presidente de operações da emissora. Mesmo depois de deixar a Som Livre, manteve a grande amizade com Roberto Irineu Marinho, presidente das Organizações Globo.
João vinha passando por muitas internações, sempre no Hospital Samaritano, em Botafogo. No fim de 2012, por exemplo, esteve muito mal, sofrendo de descompensação cardíaca, a ponto de os amigos duvidarem que ele saísse daquela. Um parente do empresário sempre dizia: “Como fênix, ele renasce das próprias cinzas”. E, sempre com sua mulher, Lucinha, valente, forte e parceira (agora viúva), ele voltava ‘pra vida’: viajava, bebia (amante do uísque), saía!
João Araújo, que lançou e abriu portas para muitos da MPB, como Djavan e Xuxa, chegou a receber o Grammy Latino, concedido a pessoas importantes nesse mercado. João Araújo era o pai de Cazuza, como todo mundo sabe.
O velório já está acontecendo na capela 1 do Cemitério São João Batista, em Botafogo. O enterro está marcado para as 17h.