Deve ser animado o primeiro chá da Academia Brasileira de Letras (ABL) depois da eleição de Fernando Henrique Cardoso para a cadeira número 36. Seis dias serão suficientes para os “imortais” descobrirem quem preferiu ficar em cima do muro? FHC concorreu com mais 10 candidatos ao fardão e levou 34 dos 39 votos.
Nenhum dos rivais recebeu um voto sequer; houve uma abstenção e quatro intelectuais votaram em branco. Um dos imortais comenta: “Não estamos interessados em saber quem votou em branco” – sei! E continua: “Pelas normas da ABL, uma vez eleito o novo membro é considerado eleito por unanimidade.” Os quatro votos em branco não chegaram a incomodar o ex-presidente, que se disse bastante satisfeito e viu o resultado da eleição como um “reconhecimento à minha trajetória intelectual”. Mas, deixam uma dúvida intrigante: teriam sido um protesto silencioso de imortais petistas? Uma pequena manifestação – certamente!
A propósito: Fernando Henrique é o entrevistado do Roda Viva nesta segunda-feira (1/7), ao vivo, a partir das 22h, na TV Cultura.