Depois de uma cuidadosa e monumental obra de restauro e reforma do prédio construído em 1866, em Botafogo, no Rio, a Casa Daros – instituição da DarosLatinamerica, uma das mais abrangentes coleções dedicadas à arte contemporânea latino-americana, com sede em Zurique, Suíça – será inaugurada no dia 23 de março de 2013, a partir das 12h, até as 20 horas.
Criada em 2000, a coleção DarosLatinamerica reúne um acervo de 1.200 obras, de 117 artistas nascidos ou que trabalham em países da América Latina. A Casa Daros vai apresentar ao público exposições, sempre acompanhadas de atividades integradas de arte, educação e comunicação, como oficinas, cursos, seminários e programação audiovisual. O edifício terá também biblioteca, auditório com capacidade para cem pessoas, restaurante, cafeteria e loja. Até o dia 14 de abril de 2013 a entrada será gratuita.
O edifício da Casa Daros, de mais de 11 mil metros quadrados, em um terreno que comporta também o jardim de palmeiras imperiais e um pátio interno que foi transformado em uma grande praça, pertencia à Santa Casa de Misericórdia, foi comprado pela DarosLatinamerica em 2006. As obras de restauro e adequação ao novo uso começaram em meados de 2007. O projeto de arquitetura da Casa Daros foi desenvolvido inicialmente por Paulo Mendes da Rocha, e, a partir de 2008, pelo escritório Ernani Freire Arquitetos Associados.
A exposição inaugural será Cantos Cuentos Colombianos, com uma seleção ampla e representativa de obras de dez artistas da Colômbia: Doris Salcedo, Fernando Arias, José Alejandro Restrepo, Juan Manuel Echavarría, Maria Fernanda Cardoso, Miguel Ángel Rojas, Nadín Ospina, Oscar Muñoz, Oswaldo Macià, e Rosemberg Sandoval.