“Uma celebração carioca, do que o Rio tem de melhor. Isso é “Tim Maia, o Musical”. Escrito por Nelson Motta, o espetáculo faz um voo rasante sobre tudo aquilo que se formou no Rio desde o final dos anos 50: o rock tupiniquim, a importância da Bossa Nova, a loucura das noites de sexo, drogas e muita música, a nova forma de fazer shows. Tudo isso é costurado e embalado pela vida de Tim Maia, enorme talento, alma excessivamente atormentada, músicas de fazer o espectador transformar a cadeira em pista de dança.
O espetáculo é um musical clássico: muita dança, as letras das músicas são o próprio texto, história contada linearmente, linha de coro que assume os papéis alternadamente. E muita, mas muita competência para obter um resultado explosivo. Mas o que mais surpreende, além do desempenho extraordinário de Tiago Abravanel, é a direção de João Fonseca. O João, paulista de Santos, começou a sua carreira trabalhando com dois radicais diretores de teatro experimental: Antunes Filho e Antonio Abujamra. Assim, é um diretor que inventa, vai além da rubrica do texto.
Em Tim Maia, a opção foi clara: ao invés de carregar na tragédia e possível tristeza da vida do personagem, optou pelo humor e irreverência. Esse foi o tom para mostrar a densidade do artista que briga todo o tempo com a dissonância entre o seu corpo rejeitado e o talento admirado e, até mesmo, invejado. João, assim, escolhe um jovem paulista, bem-nascido, e o transforma em um carioca. Um carioca com tudo a que temos direito: sotaque, uma certa loucura e ironia.
Os manos paulistas João e Tiago nos fazem um presente. E, mermãos, o público agradece.”
SERVIÇO:
Tim Maia – Vale Tudo, o Musical
Theatro Net Rio
Rua Siqueira Campos, 143, 2º Piso, Copacabana
De quinta a sábado – 20h30
Domingo – 20h