Os chuveirinhos que os barraqueiros instalam nas praias do Rio são o assunto do momento entre os banhistas, depois de divulgada pesquisa, feita pelo laboratório Baktron Microbiologia, constatando que, do Leme ao Pontal, todos estão contaminados por esgotos. A pesquisa foi encomendada pelo Globo Zona Sul.
As águas dos chuveiros são muito poluídas e podem provocar doenças como hepatite A, diarreia, gastroenterite e até febre tifoide. Cruz credo! Mas muitos banhistas ignoram totalmente essa possibilidade ao se verem expostos a um calor de 40 graus em dias em que o mar não está pra mergulho, com ondas violentas e tal.
Ricos, pobres e moderados utilizam o chuveirinho na praia, sem nenhum problema. Sérgio Cabral, por exemplo, não abre mão (como mostra a foto). Quando vai jogar o seu futebol na praia de Copacabana, o governador costuma se refrescar com uma chuveirada poluída. Para quem não sabe, na juventude, Cabral foi um exímio atleta do futebol de praia, jogando pelo time do Juventus. E, vez por outra, ele vai matar as saudades dessa época, jogando com os veteranos.