Na Feira Literária Internacional de Pernambuco, a Fliporto, que acabou nessa terça-feira (15/11), e teve a literatura de cordel como uma das atrações, em Olinda, a sala mais lotada (900 lugares) foi a do guru de autoajuda Deepak Chopra – abrindo o evento com cachê de 100 mil dólares, por uma hora de palestra. Chopra, todos sabiam quem era; já com grandes nomes da literatura não aconteceu o mesmo.
O Prêmio Nobel antilhano Derek Walcott, por exemplo, muita gente não tinha noção de quem fosse. O mesmo aconteceu com o escritor paquistanês Tariq Ali, que foi firme em suas críticas sobre a forma como os EUA intervêm nos países árabes. Tariq também falou rapidamente sobre o governo do PT no Brasil, que, segundo ele, fez ações para diminuir o desequilíbrio social, mas não tomou medidas estruturantes para realmente resolver o problema.
Uma das mesas mais divertidas de todo o evento foi a de que participaram Nelson Motta, Raimundo Carrero, Joca Souza Leão e Ryoki Ionue, mediados pelo professor Maurício Cruz. A autenticidade da conversa foi impressionante. Nelson, que chegou a Olinda com problemas intestinais, manteve a agenda, apesar dos desconfortos.
A atriz Maria Paula é praticamente uma local em Pernambuco. Foi lançar o livro “Liberdade Crônica”, lotou a noite de autógrafos e fez amigos para a vida toda – era a impressão que dava!
Outro que fez sucesso foi o artista plástico local Roberto Ploeg – Wolf Maya e Christiane Torloni, convidados do evento, compraram suas telas. Ficaram tão encantados que nem deixaram para despachar: trouxeram na bagagem.
Quanto à poeta e jornalista libanesa, Joumana Haddad, autora de “Eu matei Sherazade – confissões de uma árabe”, surpreendeu pelo talento físco e pelo figurino: desceu para o restaurante do hotel de minivestido e salto agulha. Talvez mereça o troféu simpatia.
Qualquer probleminha, o curador Antônio Campos ou a relações-públicas Mônica Silveira resolviam imediatamente. Jorge Ben Jor está praticamente igual a Roberto Carlos quando o assunto é superstição: ao ver o número 13 na porta do quarto do hotel 7 Colinas, recusou-se a ficar. Precisaram arrumar imediatamente outra suíte pro cantor. Mônica resolveu assunto empoucos minutos.