A Feira de Antiguidades da Gávea, coordenada pela Associação Brasileira de Antiquários (ABA), com o apoio da AMAGávea, que acontece na Praça Santos Dumont, atrai muita gente, e é uma das mais charmosas do Rio desde que começou, em dezembro de 1997.
Esta semana, porém, aconteceu um fato inusitado: um casal desconhecido de gringos chegou logo na manhãzinha de domingo (09/10), por volta das 9:30 e começou a entreter uma senhora que tem barraca ali. Um deles deixou cair um bolo de notas de reais, que se espalhou pelo chão. Dona Elga (ninguém sabe o sobrenome) se abaixou pra ajudar a juntar o dinheiro.
Enquanto isso, o cara pegou sua bolsa – ela ainda não tinha exposto os objetos – e fugiu, roubando mais de R$ 100 mil em joias – joias que não eram dela, eram consignadas. A vítima passou mal; na sequência, foi levada à 15ª DP, na Malor Rubens Vaz, onde foi feito Boletim de Ocorrência. Para o próximo fim de semana, os outros expositores planejam um gesto de solidariedade: cada um deles pretende doar uma peça para que dona Elga volte a exercer seu ofício. Tão singelo! A foto é de Celso Pereira.