A melhor explicação para a porta do Teatro Oi Casa Grande, no Leblon, ter ficado tão lotada, nessa terça-feira (28/06), sem muita gente ter conseguido entrar, para a primeira edição do prêmio “Rio sem preconceito” só pode ser uma: os cariocas têm mania de não confirmar presença e simplesmente aparecer. O fato é que muita gente que adoraria ter participado do evento ficou de fora – a atriz Lavínia Vlasak, por exemplo, foi uma delas; Ricardo Lowndes Dale, louco para aplaudir Lea T. (sua amiga), foi outro.
Lea, entre os 12 premiados, que veio de Paris exclusivamente para a ocasião, emocionou realmente a plateia, principalmente quando disse coisas do tipo: “A sociedade tem que deixar de tratar transexual como prostituta”, enquanto segurava o choro diante do teatro abarrotado, com mais de 100 pessoas de pé. Outro premiado que lacrimejou foi Bruno Chateaubriand ao declarar: “Eu e André (Ramos) formamos um família e vamos adotar uma criança”.
A certa altura, ao saber do tempo de relacionamento de alguns casais ali, como Gilberto Braga (também premiado), casado há 39 anos com Edgar Moura Brasil; Ricardo Linhares, casado há 20 anos com Lahire Neto; Carlos Tufvesson, casado há 16 anos com André Piva, o mestre de cerimônias, Toni Garrido, comentou: “Se você quer um relacionamento estável, seja homossexual”. A plateia foi às gargalhadas. A quem interessa: Toni não é gay – pelo menos, não, por enquanto.
E o prefeito Eduardo Paes discursou, como não poderia deixar de ser: “O Rio é uma cidade aberta que precisa estar à frente. Não pode existir nenhum tipo de desrespeito tanto com os iguais quanto com os diferentes”. Depois, falou Tufvesson, que, como sabido, é quem está à frente da Coordenadoria da Diversidade Sexual da Prefeitura, organizadora do prêmio, fechando com: “Preconceito não combina com o Rio”. Mais e mais aplausos; afinal, o evento teve sua assinatura.
A noite foi chegando ao fim com show de Bebel Gilberto, que, a cada olhar para Lucinha Araújo (outra premiada), fazia cara de “morrendo de saudades do Cazuza”, um dos seus melhores amigos a vida toda. E tudo foi assim, num tom muito emocionado!