Sobre a campanha do Pão de Açúcar “Praia feliz é praia limpa”, que aconteceu nesse fim de semana, não dá pra entender o subtítulo do material distribuído na imprensa “Campanha de conscientização ambiental é inédita e acontece no Rio e em Copacabana”. Como assim? Copacabana fica onde? Não é no Rio? Detalhes à parte, muito boa a iniciativa.
Muitos atores participaram – contratados, supõe-se, não importa. Mas a que mais trabalhou, duro mesmo, catando tudo que via pela frente, foi a Tainá Müller, que, em “Insensato Coração”, representa exatamente o oposto: uma elitista, preconceituosa e esnobe.
Sobre a campanha: são distribuídas sacolinhas biodegradáveis ou de papel para coleta do lixo nas areias, além de uma tenda no ponto mais cheio de cada uma das praias. Nesses locais, serão oferecidas minioficinas, com instrutores ensinando a reduzir, reutilizar, reciclar e transformar o lixo em peças artísticas e utilitárias. Cada um que participar da oficina, recolhendo pelo menos uma sacolinha de microlixo, receberá de brinde uma sacola retornável do Pão de Açúcar para fazer o bem ao ambiente em seu dia a dia. Só falta conscientizar os cariocas de que as praias não se sujam por iniciativa própria, se é que vocês me entendem!