Perguntado ao professor de Cabala Shmuel Lemle qual a explicação para tantas tragédias como as que vêm acontecendo (um exemplo é o terremoto e a tsunami no Japão), uma atrás da outra, ele explicou que tudo que despejamos para fora (raiva, egoísmo, inveja, mentira, revolta…) o Universo devolve para nós, ou seja, os sentimentos negativos de cada um vão se acumulando na natureza e voltam assim, em forma de tragédia.
Shmuel diz ainda que está no “Zohar“, livro do esplendor, o principal da Cabala, escrito há mais de 2.000 anos: “Feliz de quem viver nessa época e pobre de quem viver nessa época”, referindo-se aos nossos tempos, de extremos. Estamos numa época de transformação e purificação. Se a consciência não muda de forma proativa, temos que aprender pela dor.
O mesmo artigo do Zohar continua dizendo que, na nossa época, o problema mais recente será tão terrível que fará com que o anterior seja esquecido e pareça pequeno. “É exatamente o que está acontecendo. Estamos todos interligados. Todos nós somos responsáveis por tudo isso. Precisamos nos dar mais, ajudar mais, compartilhar mais, ter mais controle de nosso ego e reatividade. Ir além, nos estender, dar as mãos, entender que somos um. Aí poderemos viver no aspecto do “feliz de quem viver nessa época”, e não no “pobre de quem viver nessa época””, conclui Lemle.