Réplica de um vestido-protesto de Zuzu Angel e Anderson Gomes, símbolo da indignação: o rapaz, que está começando como modelo, é filho de Amarildo da Rocinha / fotos: divulgação

Não poderia ser mais atual a iniciativa da Intercoiffure, associação sem fins lucrativos que reúne mestres cabeleireiros empenhados em fazer deste um mundo melhor. Na próxima segunda-feira (16/09), eles levam ao Fashion Mall, em São Conrado, uma homenagem a Zuzu Angel e à sua moda-protesto, com uma exposição de roupas e um desfile que terá como destaque a estreia de um modelo que simboliza a indignação: Anderson Gomes, filho de Amarildo, o pedreiro desaparecido na Rocinha.

Na passarela, os modelos vão apresentar réplicas das roupas criadas por Zuzu justamente como forma de protestar contra o sequestro de seu filho, Stuart Angel, torturado e morto pela ditadura militar em 1971. As peças trazem anjos, estampas florais e pássaros engaiolados – tal como o desfile-protesto que a estilista organizou, na época, no consulado do Brasil em Nova York.

Anderson já era conhecido da turma do Intercoiffure, que mantém parceria com várias instituições para oferecer cursos e dar um encaminhamento profissional a 3.500 menores. “Um anjo negro, lindo, de olhos azuis”, diz Ricardo Moreno, coordenador da associação no Rio. O rapaz é a cara da proposta do evento, o “Angel’s Couture”. “O público verá como Zuzu continua contemporânea, não só nas suas reivindicações, como também na moda. Os anos 70 nunca estiveram tão atuais. A moda é comportamento”, explica Moreno.

E se Zuzu estivesse viva? Moreno aposta que ela se juntaria aos manifestos pacíficos, especialmente os na saída do túnel que leva o seu nome (onde ela morreu, em acidente que se confirmou ter sido um atentado, em 1976), na Rocinha de Anderson: “Não só ela estaria nas ruas, cobrando explicações sobre Amarildo. Iria acionar todas as suas amigas nos Estados Unidos; faria da moda um modo de protesto”.

Share
Enviado por: Redação

4 comentários para "A moda como protesto: o legado de Zuzu e o filho de Amarildo"

  1. 10/09/2013 - 11:36 Enviado por: Samuel

    Não sou fã de moda, isso é vaidade! Mas a iniciativa é incrível e a torna mais suave! Parabéns pela iniciativa com mais esse jovem!

  2. 10/09/2013 - 16:02 Enviado por: Pedro

    O menino é lindo. Tomara de faça muito sucesso e consiga ajudar a família dele, destruída pela polícia do Sérgio Cabral.

  3. 17/09/2013 - 04:18 Enviado por: Sergio da praia

    Ai… ele é lindo, que homem…

  4. 18/09/2013 - 16:51 Enviado por: sergio mattos

    Q OLHOS ELE TEM ! …JÁ ESTA FAZENDO O WORKSHOP NA 40 GRAUS E JÁ JÁ FAZ O BOOK …