Nada de drive-in, cinemão tradicional ou streaming. Nesta quarta (16/10), os cariocas vão ganhar um novo velho espaço, na Casas Casadas, em Laranjeiras, a sede da RioFilme. Velho espaço porque é conhecidíssimo dos cinéfilos: a Cavideo, de Cavi Borges, a única locadora que ainda sobrevive na cidade e que se tornou produtora e distribuidora de filmes.
O espaço funcionava, desde 1997, no Humaitá, e agora ganha um bem maior para o acervo de 20 mil títulos em DVD, entre filmes clássicos, documentários, curtas e filmes raros. Todos poderão ser levados pra casa, gratuitamente, por dois dias. O problema agora vai ser outro: você ainda tem um aparelho de DVD?
Além disso, o espaço vai dispor de videoteca e cineclube, com dois monitores e telão para assistir no local, ser palco de palestras, videoinstalações, performances (de preferência, vestido — rsrsr), peças-filme, exposições, lançamento de livros, curtas-metragens e curso. “Num momento em que está tudo fechando – e a cultura, principalmente o cinema, está meio parado -, abrir um espaço novo de arte e cultura é um respiro. Espero que seja um encontro para os cinéfilos. Laranjeiras, que é um bairro tão lindo, também está paradona, sem espaços culturais”, diz Cavi.