O Palácio Tiradentes esteve em festa nesta segunda (27/04), com a entrega do “Prêmio Dandara” às atrizes Léa Garcia, Dandara Mariana e Jéssica Ellen. O nome faz referência a uma das principais figuras da luta negra contra a escravidão, Dandara, mulher de Zumbi dos Palmares, que participou da construção e comando do quilombo. A indicação dos nomes foi da deputada estadual Renata Souza.
O evento começou com apresentação de integrantes do Movimento das Mulheres Sambistas, abrindo a roda para Léa, 90 anos recém-completados, que foi muito tietada na sessão. “Esta homenagem é de todas as mulheres negras, periféricas, que vivem da arte e da cultura, que nos representam na política, em várias casas legislativas, e quem sabe, futuramente, na Presidência da República!”, disse Léa, aplaudida de pé.
Dandara ficou emocionada duplamente: “Uma honra estar entre estas mulheres pretas tão potentes, que vêm fazendo a diferença, que têm uma carreira admirável. E é ainda mais especial receber um prêmio que leva o nome de “Dandara” – não à toa, o nome que meu pai e minha mãe escolheram pra mim”.
Por sua vez, Jéssica disse: “Agradeço a todas as mulheres pretas que trilharam o caminho, arrebentaram os cadeados, abriram as portas fechadas por eles, para que nós pudéssemos estar aqui hoje”.