Muitos dos que vivem no Parque Guinle, em Laranjeiras, fizeram o enterro e uma última homenagem ao cisne-negro Romeu, na tarde desta segunda (28/08). A ave foi morta por um homem, que foi preso por policiais do 2º BPM (Botafogo), no dia anterior, depois que moradores seguraram o suspeito que carregava Romeu já morto debaixo dos braços. O caso foi registrado como maus-tratos contra animais silvestres, mas ele foi liberado logo depois.
Em 2019, Julieta, namorada de Romeu, também morreu quando um cachorro invadiu seu ninho. “Romeu e Julieta foram doados ao parque por mim, em 2015, no Dia dos Namorados (12/06). A primeira cria dos dois foi um filhote chamado Goiabinha, que acabou formando um novo casal com Romeu. Eles tiveram dois filhotes no mês passado. É de cortar o coração ver a Goiabinha e os filhotes procurando por seu protetor”, diz Cláudia Lustosa, adotante do parque.
O animal era uma espécie de símbolo do local e, segundo Cláudia, o sujeito que fez isso não estava com fome. “Ele mal parava em pé de tão bêbado. Ele tem casa e faz bicos pela região. Foi liberado da delegacia na mesma hora. Estou com raiva, tristeza e muito revoltada”.
“Desde 2018, fazemos pedidos de mais segurança nos Parque Guinle e Parque do Flamengo, porque os fiscais de postura sumiram (que fiscalizam ocupação dos bens públicos), e eles poderiam ter ajudado. O bichinho lindo, cuidado com tanto amor e carinho… Foi fácil o cara pegar e quebrar o pescoço do bichinho porque ele era manso e acostumado a comer na nossa mão”, diz Bebel Franklin, presidente da Associação de Moradores e Amigos do Flamengo (AMAFLA).
Vídeo de Goiabinha e os dois filhotes procurando por Romeu: